Olá, bom dia!
Chegamos à semana #10 e números inteiros são sempre uma boa desculpa para agradecer novamente pela sua presença aqui. A fim de gravar na minha memória esse feito, eu tinha planejado para hoje mais uma edição do vlog escrito, contando um pouco das coisas que fiz e consumi recentemente, mas uma pessoa da minha família faleceu na última semana e não consegui reunir disposição para seguir com esse plano.
Por isso, vou publicar uma lista de outras newsletters para você ler neste domingo (e conhecer no geral, quem sabe se inscrever ou assinar). Ela já estava pronta para ser a estreia do Listas Não Definitivas, o spin-off desta newsletter que eu comentei um tempo atrás que andava com vontade de lançar. A ideia dele era ser uma edição extra uma vez por mês, mas vou usá-lo hoje para ocupar a regular. Como o nome já diz, a lista abaixo não é definitiva e com certeza será complementada no futuro em uma parte #2.
Ensaios em primeira pessoa sobre a vida cotidiana
Maybe Baby
Qualquer semelhança da minha newsletter com a da Haley Nahman não é mera coincidência. É a minha newsletter preferida e o motivo pelo qual decidi criar esta daqui do jeito que ela é. Ou seja, um lugar para escrever sobre a vida na era das redes sociais e decupar sentimentos difíceis de explicar ao usar exemplos do meu dia a dia. Eu tento, mas acho que ninguém faz isso tão bem quanto ela.
Grief Bacon
Descobri por indicação da Haley e tenho gostado. Curiosamente, não sei nada sobre quem a escreve, o que não é normal porque tendo a ficar obcecada pelos autores de livros, séries e newsletters também. Só sei que o nome dela é Helena e ela escreve ensaios longos principalmente sobre amor.
Já matei por menos
Conheci a Juliana Cunha porque ela é a tradutora de Meu ano de descanso e relaxamento, um dos meus livros recentes preferidos. Pelo que pude apurar, ela tem um blog de mesmo nome há bastante tempo onde já publicava seus textos extremamente bem-escritos e agora os traz para o Substack. Vira e mexe alguma coisa que ela escreveu aparece na minha cabeça no meio de uma conversa.
Espiral by Lalai Persson
Curto ler sobre a vida dela em Berlim, as histórias de uma vida agitada e os pontos de vista de alguém que parece estar sempre mudando, mas que continua curiosa sobre as novidades do mundo.
Tá todo mundo tentando
Eu gosto muito do nome dessa newsletter (e da newsletter também, claro). Parece que os textos da Gaía Passarelli acabaram de sair de um livro ou estão prontos para entrar em um. Além disso, ela costuma testar formatos e fazer indicações de programas legais para quem mora em São Paulo. Ps: para sempre serei grata ao curso sobre Substack que ela deu em julho e que me deu um empurrãozinho para tirar do papel a ideia de ter a minha própria newsletter.
Vamos falar de amor?
Acompanho a Luanda Vieira no Instagram e sua newsletter é muito bonita, fala de amor, ansiedade, traz ensinamentos de livros e experiências que ela tem sendo uma jornalista que já trabalhou em veículos de moda e que hoje se dedica ao seu próprio conteúdo, o que me interessa muito.
The Audacity.
É a newsletter da Roxane Gay. Me inscrevi há pouquíssimo tempo, mas aproveitei para ler alguns textos antigos. Adoro encontrar newsletters de pessoas que admiro e nessas horas lembro por que amo a internet. Assim como a da Patti Smith, considero essas newsletters presentes já que antigamente só era possível entrar em contato com os pensamentos dos autores e artistas que gostamos por meio de obras editadas e publicadas por outras pessoas. É como se eles nos dessem permissão de dar uma espiadinha dentro da cabeça deles. De quebra, a Roxane ainda usa o espaço para apresentar textos de autoras emergentes.
Fumódromo e mar aberto
O Lulu Mendes e a Maki de Mingo, que escrevem a Fumódromo e mar aberto, respectivamente, são pessoas que eu conheci por causa do meu trabalho na ELLE e fiquei muito feliz de encontrar por aqui no Substack. A primeira costuma mexer com minhas lembranças por meio de textos muito sensíveis e a segunda é focada em criatividade, escrita e leitura.
Indicações de links
MargeM
São muitas as opções com ronda de notícias culturais e indicações de links e o segredo é encontrar uma que tenha uma curadoria que te represente e ficar com ela. Para mim, ela é a MargeM. É a mistura perfeita de assuntos que eu já acompanho com surpresas agradáveis do que está fora do meu radar.
Hysteria das Galáxias
A Hysteria é uma plataforma de conteúdo feita para e por mulheres e a Maria Clara Villas envia a cada quinze dias uma ótima seleção de links. Gosto de como a newsletter é separada por “editorias” e bem rápida de acompanhar. Tem um pouco de tecnologia, audiovisual, literatura, moda e outras curiosidades.
Garimpo
Do site Núcleo, um jeito de ficar por dentro do que rola no Twitter sem precisar abrir o Twitter. O Núcleo tem várias outras newsletters úteis que falam de política, ciência e redes sociais.
Assuntos internéticos
Garbage Day
Um texto maior no começo sobre algum debate quente da indústria da tecnologia e textos menores com outras notícias, memes e temas para ficar de olho. Aprecio o ponto de vista crítico do autor e que muitas vezes ele traz discussões insiders desse universo que eu não sinto que chegariam até mim por outro lugar.
Internet Princess
Fiquei na dúvida se colocava essa na parte de ensaios em primeira pessoa, mas decidi colocar aqui porque na minha opinião a Rayne Fisher-Quann é uma das vozes mais interessantes da geração que estourou no TikTok. Ela tem 21 anos e sabe ler e traduzir os sentimentos complicados que a vida na era das redes sociais nos causa, um bom mergulho na mente de uma pessoa que nasceu nos anos 2000. Acho muito impressionante a quantidade de jovens que leem seus textos longos e as continuações das conversas nos comentários.
Culture Study
É a newsletter da Anne Helen Petersen, jornalista que escreveu no começo de 2019 a reportagem do Buzzfeed How Millennials Became The Burnout Generation. Lembro que na época fiquei totalmente vidrada nesse texto, como se tivesse descobrindo algum segredo ou finalmente entendendo algo que eu não conseguia explicar. Ela lançou um livro de mesmo nome recentemente e alimenta essa newsletter bem famosa que fala sobre tudo, como o nome sugere.
Embedded
Entrevistas com tiktokers, explicação de tendências e algumas discussões que só fazem sentido para quem gasta mais tempo na internet do que deveria.
Arte com calma
Artichoke
Escrita pelo Roger Valença com ilustrações lindas da Mari Poppovic, é a newsletter de arte do Monkeybuzz. Ela disseca toda semana alguma obra de arte contemporânea, seja uma série, uma peça de teatro, um filme, um livro, um álbum... Os textos costumam vir divididos em partes, o que nos convida a digerir as obras pouco a pouco. Gosto muito e sinto que saio mais inteligente depois de ler.
Desculpa a demora
Essa é bem recente, mas adorei a proposta. A Natália Guadagnucci definiu como “todo o tipo de coisas pra ler, assistir, ouvir ou consumir sem pressa”. A primeira edição foi sobre filmes coming of age e eu amei a seleção fora do óbvio que ela apresentou.
Veículos
Open Thread
É a newsletter da Vanessa Friedman no NYTimes e uma das únicas fontes de moda que continuo acompanhando. Sinto que ela já foi melhor, mas talvez seja o meu interesse no tema que tenha diminuído mesmo.
One Great Story
Ela é diária, o que me irrita um pouco, mas continuo assinando porque valorizo esse formato dos editores da revista pescarem uma matéria para eu focar em vez de me enviarem um monte de links de tudo o que saiu na New York Mag.
The Goods
Parecida com a anterior, mas um pouco mais pessoal porque os repórteres escrevem a abertura e contam por que estão indicando determinada matéria naquele dia. Ela é específica da seção The Goods, da Vox.
Ronda ELLE, VW e Beauty Letter
Não poderia deixar de falar das newsletters da ELLE porque estou muito feliz de ver esse formato crescendo nos veículos brasileiros. A Beauty Letter, escrita pelo meu amigo Pedro Camargo, eu já indiquei por aqui e continuo indicando. A Vivian Whiteman agora tem a VW em formato de newsletter com seus textos poderosos. E, claro, a Ronda ELLE que é semanal com um compilado do que tem acontecido na moda, na beleza e na própria ELLE.
Tem alguma newsletter para me indicar?
Apesar de estar com a caixa de entrada sempre cheia, não consigo resistir a assinar mais uma. Se tiver, deixe nos comentários a sua indicação para mim e para as outras pessoas que podem estar lendo.
É isso, espero que tenham gostado dessa excursão.
Bom domingo,
Nathalia
Ps: Ainda não decidi se domingo que vem vai ter newsletter já que estaremos focados na derrota do inominável. Mais provável que nos vejamos no dia 9.
Nath, que lista maravilhosa, e que surpresa boa ver o fumódromo nela ❤️ obrigado!
que lista ÓTIMA! aproveitando p seguir vários que não conhecia. muito obrigada por incluir a TTMT <3